Escolha uma Página

O que é um vaporizador?

Um vaporizador é um aparelho que aquece as essências desidratadas a uma temperatura em que liberam seus componentes ativos produzindo vapor aromático. Neste processo as essências não são chamuscadas ou queimadas, pelo que não há fumaça. Embora o vapor possa se parecer à fumaça, não contem nenhuma das partículas tóxicas (alcatrão, benzeno, tolueno, naftaleno, etc.) que fazem da fumaça um risco para a saúde.

Aromaterapia

Todas as plantas e árvores contem numerosos óleos voláteis, os quais nós percebemos como aromas agradáveis. Quando caminhamos em um bosque e percebemos o aroma do pino, estamos cheirando os óleos etéricos produzidos por estas árvores. Muitos destes óleos não são simplesmente agradáveis a nossos sentidos, mas também tem um grande efeito em nossa saúde e bem-estar. O óleo de lavada, por exemplo, ajuda a acalmar os nervos, melhora o sono e era usado na Grécia, Roma e Pérsia para desinfetar as habitações infestadas.

A través da história e ao redor do mundo, os óleos essenciais de eucalipto, alecrim, camomila, jasmim, bálsamos de limão, rosa, sálvia e tomilho tem se usado em perfumes e misturas de incensos por seus efeitos beneficiosos para o corpo e a mente.

Um vaporizador é um aparelho capaz de extrair os compostos ativos das essências medicinais ou recreativas que se inalam para efeitos imediatos. A vaporização é uma alternativa mais limpa, saudável e eficiente do que o método tradicional.

Qual é a diferença entre a fumaça e o vapor?
Queimar incensos envolve a carbonização, em quanto que fumar envolve a combustão do material de uma planta. Em ambos os casos a fumaça contem enormes quantidades de subprodutos tóxicos, como as partículas sólidas (alcatrão) e os gases como o óxido nítrico. Estes subprodutos irritam a boca, a garganta e os pulmões, e provocam um cheiro desagradável. Aliás, a alta e incontrolada temperatura de combustão destrui um alto porcentagem de ingredientes ativos pelo que se precisa uma maior quantidade de material da planta para obter um efeito similar.

O vaporizador envia uma corrente de calor aos materiais da planta que derrete os componentes ativos produzindo um vapor aromático. Este vapor não contem alcatrão nem gases indesejados. O vapor pode se filtrar e esfriar com água ou gelo antes de ser inalado, ou pode se soprar para dentro de um balão de plástico portátil.

O processo mencionado anteriormente sobre enviar ar quente a través do material da planta se chama convecção. Alguns vaporizadores aquecem as essências a través da condução, quer dizer que as essências se colocam num prato de metal que depois é esquentado. Mas o contato direto com o metal quente pode queimar a essência. É por isto que a condução não é o método preferido, e é raramente usada nos vaporizadores modernos.

A maioria dos vaporizadores de qualidade é grande e precisa de uma fonte de eletricidade, o que os faz pouco práticos para usar ao ar livre. Por esta razão é que os vaporizadores pequenos de vidro podem ser muito úteis. Usa-se uma lanterna para esquentar o ar ao redor da essência, para que produza um vapor aromático. Este vapor não é necessariamente de menor qualidade do que o vapor produzido pelos vaporizadores electrónicos. Os vaporizadores de vidro são mais frágeis, pelo que limpá-los ou recheá-los requerirá mais esforço.

O vapor me faz tossir. O que posso fazer para evitar isto?
Provavelmente você esteja se vaporizando a uma temperatura muito alta. Embora possa ser gostoso inalar um vapor branco muito concentrado (pelo efeito forte), é difícil mantê-lo nos pulmões. Baixe a temperatura e a tosse vai parar.

Por que alguns vaporizadores são tão caros?
No Brasil devido as taxas e impoostos de importação.
Em outro caso um vaporizador pode ser custoso por causa dos materiais usados (vidro de borosilicato, metal, plásticos resistentes ao calor, etc.), da técnica utilizada (o tipo de aquecedor, controle de temperatura analógico ou digital, etc.) ou por ambas as causas. Um bom vaporizador não tem que ser caro, e um vaporizador caro não é necessariamente melhor. Mas comprar um dos aparelhos mais econômicos pode ser frustrante, se você estiver procurando uma unidade durável e confortável.

Posso usar qualquer vaporizador para a aromaterapia?
Não todos os vaporizadores são apropriados para esquentar líquidos, mas tem alguns (por exemplo, o Volcano) que tem um compartimento extra para vaporizar tanto essências desidratadas como óleos.

 

Anandamida.com.br Todos os direitos reservados.